Altos Papos

MPBA lança campanha para proteger crianças e adolescentes da violência digital

O Ministério Público da Bahia (MPBA) lançará uma campanha para conscientizar sobre os perigos da violência digital e promover uma internet segura para crianças e adolescentes. A ação, intitulada “O cuidado não pode ficar só no off”, será apresentada nesta quinta-feira (23), às 14h, na sede do MPBA no Centro Administrativo da Bahia (CAB), durante o seminário “Um novo olhar para a vítima”, integrando iniciativas que visam a proteção integral da infância e juventude.

Levantamentos da SaferNet Brasil mostram que 60% das quase 77 mil denúncias anônimas de crimes digitais entre janeiro e julho de 2025 envolvem abuso e exploração sexual infantil. A promotora Ana Emanuela Rossi, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente, ressaltou que a campanha convoca famílias, sociedade e órgãos de proteção a acompanharem o uso da internet por crianças, assegurando seus direitos.

A iniciativa reforça a importância da supervisão parental nas atividades online, ampliando o cuidado do ambiente físico para o digital. Pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024 indica que 93% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos acessam a internet, e quase 30% já sofreram ataques virtuais, confirmando a necessidade urgente de políticas públicas de proteção.

Entre as ações da campanha está a plataforma “Fala, Filho”, que usa inteligência artificial para esclarecer dúvidas de responsáveis sobre segurança digital. No site www.falafilho.com.br, a ferramenta oferece orientações sobre cyberbullying, assédio e outros temas, promovendo diálogo e empatia nas famílias para combater a violência online.

Foto: Freepik

Por: Metro1