Um dos principais hits da cantora Mariah Carey, All I Want For Christmas Is You, ficou conhecido e até virou meme por anunciar mundialmente a chegada do Natal. Quem está por trás da música, que permanece como tradição ano após ano, é um brasileiro.
Em 1994, o paulista Walter Afanasieff escreveu a letra da canção que, sob o clássico tom agudo da artista norte-americana, embala posts nas redes sociais e festividades.
O compositor paulista de All I Want For Christmas Is You
Walter Afanasieff nasceu em São Paulo em fevereiro de 1958. Arquitetos navais, os pais dele vieram da Rússia e moraram no Brasil até 1962, onde o filho teve os primeiros contatos com a música. Em entrevista em 2018, disse que cresceu com o samba e que a “raiz da música brasileira” o ajudou na profissão.
Ainda criança, o brasileiro se mudou com a família para São Francisco, nos Estados Unidos. Ele começou no ramo do jazz como tecladista e se firmou na indústria estadunidense.
Como pianista, produtor musical e compositor, o paulista conheceu Mariah Carey e ajudou a alavancar a trajetória profissional de quem se tornaria uma diva do pop. À época, ela tinha apenas quatro anos de carreira.
Além do hit natalino, que faz parte do álbum Merry Christmas, o brasileiro colaborou com outros sucessos de Mariah Carey, como Hero, One Sweet Day e Dreamlover.
Hit de Mariah Carey
Todo ano, All I Want For Christmas Is You rende milhões de dólares para Mariah Carey e Walter Afanasieff. De acordo com a imprensa internacional especializada em música, o sucesso acumulou US$ 60 milhões em royalties até 2017.
No ano de estreia, 1994, a canção ficou em 12º lugar da lista das mais tocadas nas rádios nos EUA. No entanto, foi nos anos 2000 que se tornou um fenômeno global. Com o lançamento do filme O Amor Acontece (2009), a faixa entrou para o Top 40 da Billboard.
Já na década de 2010, o hit natalino passou a marcar presença frequente entre as mais ouvidas. Em 2019, conquistou pela primeira vez a primeira posição no ranking Billboard Hot 100. Foram 45,6 milhões de plays em serviços de streaming e 27 mil vendas digitais.
Atualmente, em meio à era da tecnologia e principalmente das plataformas digitais, Mariah Carey usa as redes sociais para divulgar todo ano novas versões da canção, com direito a vídeos temáticos e até capas atualizadas para o single. Desde 1994, estima-se que tenha arrecadado mais de US$ 100 milhões.
No YouTube, o clipe original — publicado há 15 anos no perfil oficial da cantora — tem mais de 800 milhões de visualizações. No Spotify, o número de streams é de cerca de 2 bilhões.
Por Metrópoles
Foto: @mariahcarey/Instagram/Reprodução