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Músicas brasileiras representam 93,5% das mais tocadas no país, diz pesquisa

A música nacional é a preferida entre os brasileiros. A informação é do relatório do Mercado Fonográfico Brasileiro 2023, feito pela Pró-Música, que levantou as faixas mais tocadas no Brasil nos principais serviços de streaming de música.

O estudo foi divulgado nesta quinta-feira, 21, e aborda o mercado da música brasileira em relação ao mundo, além dos hábitos de consumo no âmbito nacional. A pesquisa é feita com base no Global Music Report feito pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, sigla do nome original em inglês), também divulgado hoje, 21.

No ranking das 200 músicas mais tocadas nas plataformas de streaming em 2023 no Brasil, 93,5% eram de artistas brasileiros. Em primeiro lugar, ficou Marília Mendonça, com “Leão“.

Na lista, a primeira música internacional aparece apenas na 43ª posição. É o hit “Flowers”, de Miley Cyrus.

A música de Miley é, inclusive, a única de uma artista internacional entre as 50 mais tocadas.

O top 10 é formado majoritariamente por artistas da música sertaneja. Além de “Leão” de Marília Mendonça, aparecem no ranking, respectivamente: “Nosso Quadro”, de Ana Castela; “Erro Gostoso”, de Simone Mendes; “Bombonzinho”, de Israel & Rodolffo e Mari Fernandez; “Seu Brilho Sumiu”, de Israel & Rodolffo e Mari Fernandez; e “Oi Balde”, de Zé Neto & Cristiano.

Já na sétima posição está “Lapada Dela”, que é um feat entre o grupo de pagode Menos É Mais com Matheus Fernandes. Em seguida, está o funk “Tá OK”, de Dennis com MC Kevin O Chris.

Fechando o top 10 estão “Traumatizei” de Henrique & Juliano e “Duas Três”, de Guilherme & Benuto com Ana Castela e Adriano Rhod.

O levantamento feito pela Pro-Música considera os dados das músicas tocadas nas plataformas Spotify, Youtube, Deezer, Apple Music, Amazon Music e Napster. As informações são compiladas pela empresa BMAT e então analisadas pela Pro-Música.

O estudo também informou que o mercado fonográfico brasileiro cresceu acima da média global pelo sétimo ano consecutivo. Dessa forma, segundo a Pro-Música, o Brasil segue entre os mercados musicais mais importantes do mundo.

De acordo com os dados da IFPI, o Brasil está na nona posição no ranking mundial.

O crescimento do Brasil, segundo a análise da Pro-Música, é motivado pelo streaming. Cerca de 87,1% das receitas do setor ocorreram por causa das plataformas de música, totalizando R$ 2,5 bilhões.

O consumo de música por meio de assinatura de serviços de streaming teve aumento de 21,9% e chegou a R$ 1,6 bilhão em 2023.

Por CNN Brasil

Foto: Giselleflissak/Getty Images via CNN Brasil