Altos Papos

Mutirão da Santa Casa promove triagem e diagnóstico de osteoporose para mulheres

A Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana realizará na próxima quinta-feira, 18, um mutirão para triagem e diagnóstico de osteoporose em mulheres.

O atendimento é gratuito. Podem participar mulheres com idade acima de 60 anos ou que estejam na menopausa e tenham histórico de fraturas ósseas no punho, coluna, colo do fêmur ou úmero.

O atendimento será oferecido no Centro Médico HCardio, unidade de atendimento ambulatorial da Santa Casa. As pacientes passarão por triagem e terão acompanhamento junto ao HCardio, se necessário. O mutirão será realizado das 8:00 às 18:00.

Para garantir a participação, as mulheres devem se dirigir ao próprio Centro Médico HCardio até às 17:00 do próximo dia 17 ou até acabarem as vagas. É necessário apresentar RG, CPF e cartão do SUS.

A osteoporose acelera a perda de massa óssea, facilitando a ocorrência de fraturas. A doença atinge principalmente as mulheres, destaca o provedor da instituição, o ortopedista Rodrigo Matos.

“A osteoporose é uma condição que faz com que os ossos se tornem mais porosos e percam a densidade, o que acaba gerando fraturas. Apesar de afetar pessoas de ambos os sexos, é mais comum em mulheres depois da menopausa. Além disso, é capaz de causar perda de densidade em todo o esqueleto, mas especialmente nos ossos do punho, da coluna, úmero e colo do fêmur”, alerta.

O diagnóstico da doença é essencial para evitar lesões graves e melhorar a qualidade de vida de quem convive com essa doença, observa o provedor. “Por isso, nossa equipe está empenhada em oferecer este atendimento amplo e de qualidade às mulheres de Feira de Santana”, destaca.

Foto: Lineia Fernandes