Altos Papos

Nas ruas de Nova York, ação pede a Lula indicação de ministra negra no STF: “Hora de fazer história”

Um caminhão com mensagens pedindo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atenda ao apelo de movimentos sociais e indique uma mulher negra para o Supremo Tribunal Federal (STF), irá circular pelas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (21). Telões digitais foram acoplados ao veículo. 

O ato foi programado para o período em que Lula está em solo norte-americano. O petista viajou para Nova York para a Assembleia-Geral da ONU, mas antecipou a sua volta. Ele embarcou na noite desta quarta-feira (20) e chegou em Brasília na manhã de hoje. 

“O Brasil só enfrentou a fome quando teve um presidente que sabe o que é passar fome. O Brasil só vai enfrentar as injustiças quando o Judiciário refletir a diversidade da população. Lula, é hora de fazer história mais uma vez. O Brasil quer uma mulher negra no STF”, diz o texto, que será exibido em partes, como apontam informações obtidas pela coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.

A Coalizão Negra por Direitos e outras 18 organizações encabeçam a iniciativa, que acontecerá de maneira simultânea também em Brasília. Na capital federal, um telão exibirá imagens e um áudio em defesa da nomeação da primeira ministra negra do STF para o lugar da ministra e presidente do Supremo, Rosa Weber – que se aposentará em outubro. 

Essa não é a primeira manifestação em território internacional. Durante a cúpula do G20, na Índia, painéis foram distribuídos ao longo da principal via de saída do aeroporto de Nova Déli, por Lula e outros chefes de Estado chegaram ao país. No último dia 12, um telão na Times Square, em Nova York, exibiu o teaser de um curta-metragem sobre o tema.

Por Bahia Notícias

Foto: Divulgação