Verão, calor, sol e praia. Época boa para sair de casa e aproveitar tudo o que o verão pode nos proporcionar. Porém, essa também é uma época que exige um cuidado redobrado com os pets. Assim como nós, eles sentem calor e sofrem com a elevação da temperatura. Em bate-papo no programa Altos Papos, a Médica Veterinária Janaína India, orienta que ao sair para passear com o pet, é ideal escolher um horário onde a temperatura esteja mais amena.
“Quer levar o pet pra passear? Bota o pezinho no chão e tenta caminhar por 5 minutos. Se você conseguir caminhar 5 minutos naquela superfície, ela está adequada para o cão passear também. Isso indica que a gente precisa passear com os nossos animais em horários mais frescos”, disse.
Janaína explica que a transpiração é responsável pelo resfriamento corporal, mas os cachorros não possuem esse recurso. “Vamos encontrar as glândulas sudoríparas nas patinhas, nos coxins do cãozinho [sola da pata]. E quando ele tem uma concentração de calor muito grande, vai começar a respirar pela boca. Por isso que a gente percebe o cão com aquele movimento de ofegação. É preciso estar muito atento à respiração do pet neste período”, explicou.
Para Janaína, os pets são como “crianças”. Por isso, ao viajar, não é adequado que os deixem sozinhos em casa. Ao decidir levar o animal para a praia, por exemplo, alguns cuidados são necessários.
“Na praia precisamos ter um controle sanitário em relação aos animais. Saber, principalmente, para onde estamos levando, que tipo de água é, para que seja evitada alguma contaminação por parasita. Sim, pode levar o cachorro para tomar banho na praia, desde que tenha o controle e as noções de cuidado com a temperatura e o bem-estar dele”, disse.