Faltando um ano para o início do Mundial de Clubes de 2025, o primeiro do novo formato definido pela Fifa, Neymar comentou a expectativa pelo torneio. Com contrato até 30 de junho do ano que vem pelo Al-Hilal, o astro brasileiro reforçou a vontade de disputar a competição pelo clube saudita.
“É uma honra para mim jogar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2025 defendendo o Al-Hilal. Os melhores clubes e os melhores jogadores do mundo estarão lá, e obviamente este é o lugar onde o Al-Hilal e meus os companheiros deveriam estar. As expectativas para o torneio são enormes e tenho certeza que estaremos prontos para representar nossos torcedores”, disse Neymar à Fifa.
Organizado pela Fifa, o novo Mundial de Clubes acontecerá entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, a primeira edição com 32 times pega o tradicional período de férias do futebol europeu. É o mesmo que acontece em anos de Copa do Mundo, Eurocopa e Copa América. Por isso, é questionado na Europa pelo inchaço no calendário.
Membros da FifPro, sindicato internacional dos jogadores de futebol, entraram, na última semana, com uma ação judicial contra a Fifa, devido à criação do Mundial de Clubes de 2025. O grupo entende que a entidade agiu unilateralmente no calendário internacional de jogos e as decisões tomadas violam os direitos dos atletas.
O formato do Mundial de Clubes 2025:
- Acontecerá nos Estados Unidos, entre os dias 15 de junho e 13 de julho
- Oito grupos com quatro times cada que se enfrentam em turno único
- Os dois melhores se classificam para as oitavas de final
- Mata-mata em jogo único
- Não haverá disputa de terceiro lugar
Neymar se recupera da cirurgia no joelho que fez em novembro do ano passado. A grave lesão tirou o atacante da maior parte da temporada 2023/24, participando de apenas cinco jogos do Al-Hilal, fazendo um gol e duas assistências.
Curiosamente, seu contrato vai até o fim de junho do ano que vem, mas o Mundial será disputado até o dia 13 de julho de 2025. Além de afastar Neymar dos gramados na conquista do Campeonato Saudita do Al-Hilal, a lesão tirou Neymar da Copa América, que a seleção brasileira começa a disputa nesta semana.
Foto: Atta KENARE/AFP