Matheus de Araújo, de 26 anos, conseguiu, após se submeter a oito edições do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, a sonhada aprovação no curso de medicina na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. O jovem morador de Feira de Santana, estudou em uma casa simples, emprestada da amiga, sem energia elétrica e sem internet para conseguir driblar a falta de um espaço silencioso para se concentrar.
A pandemia deixou o sonho ainda mais difícil. Com as bibliotecas municipais fechadas, a impossibilidade de trabalhar com reforço escolar para conseguir uma renda extra e o medo de contaminar-se com o vírus da Covid-19 durante a aplicação da prova foram alguns problemas enfrentados. Mesmo assim, Matheus quase atingiu a nota máxima na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 com 980 pontos. As aulas do curso de medicina começaram na segunda-feira (28), inicialmente de forma remota.
Em entrevista ao Programa Altos Papos, nesta quarta-feira, 30, Matheus frisou que sua história é uma exceção porque teve um final feliz. “Terminie o ensino médio, em 2013, sem saber como fazer uma redação. […] Nosso sistema é um sistema que reprime sonhos”, afirmou.
O jovem disse que pretende se dedicar à medicina da família e que quer ser um profissional que tem amor pelas pessoas. E deixou um recado para quem, assim como ele, tem sonhos grandes. “Você tem que acreditar nos seus sonhos, porque se você não acreditar, ninguém vai acreditar. Tem uma frase que sempre utilizo: a educação modifica vidas, assim como Jesus modifica o nosso interior. Focar, acreditar e ter fé, que em algum momento, a vitória vai chegar”, disse Matheus.
Confira a entrevista completa no PodCast Altos Papos.