A frota dos caminhões basculantes usados na coleta de lixo domiciliar de Feira de Santana ganhou sete veículos novos. Além de reduzir a idade média, a prestação do serviço vai ganhar nova dinâmica e eficiência. A incorporação dos caminhões foi realizada oficialmente na manhã desta quinta-feira, 30.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou que a incorporação de veículos novos é a garantia de que o serviço, considerado essencial, vai continuar sendo prestado com a qualidade e pontualidade que a demanda exige. “Pesquisas internas mostram ser baixas as reclamações dos feirenses neste setor.”
Ele destacou que a Prefeitura trabalha para que o índice de satisfação continue elevado, principalmente no tocante à participação ativa da sociedade. “A gente pede aos feirenses que coloquem o lixo domiciliar nos pontos de coleta uma hora ou uma hora e meia antes da passagem do caminhão.”
A frota municipal tem 26 veículos, que diariamente coletam 600 toneladas apenas de lixo domiciliar. No centro, a retirada é feita todos os dias, mas nos bairros é alternada: às segundas, quartas e sextas-feiras; e em outros, às terças, quintas-feiras e aos sábados.
O secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, disse que os novos veículos substituirão os já existentes, sem aumento da frota. “A quantidade atende às necessidades atuais.” Mas acrescentou que estuda-se a possibilidade de que basculantes retirados das rotas da cidade incrementem a coleta em alguns distritos.
“Nos últimos anos, o número de moradores dos distritos e povoados de Feira de Santana cresceu, e os serviços, inclusive o da limpeza, devem acompanhar esta nova realidade. Daí a necessidade do aumento no número de veículos e de novas rotas. Estamos estudando todas as possibilidades.”
Estiveram presentes o chefe de Gabinete do Prefeito, Neto Bahia; o secretário de Comunicação, Joilton Freitas; e o superintendente da Sustentare no município, responsável pela coleta, Sérgio Ojero.
Fotos: ACM






