Altos Papos

Número de adoções cai durante a pandemia de coronavírus na Bahia

O número de adoções caiu durante a pandemia de coronavírus na Bahia. Em 2019 foram realizadas 61 adoções no estado, de acordo com o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento. No ano passado, o número caiu para 26. Nos primeiros cinco meses deste ano, apenas quatro crianças foram adotadas.

Ao todo, na Bahia, existem 904 crianças e adolescentes em crianças e adolescentes, destes 164 estão aptos a adoção. Em todo estado também são 1156 famílias na fila da escola. Os dados foram dados pelo coordenador da Infância e Juventude e Desembargador Salomão Rosedá.

“Se formos analisar, temos a quantidade de famílias necessárias para que essas 164 pessoas possam ser adotadas. Há uma diferença muito grande entres o número de pretendentes e o número de crianças, mas por que isso ocorre? Porque há a preferência por bebês, recém-nascidos e do sexo feminino”, explicou

O Dia Nacional da Adoção foi celebrado no 25 de maio. A data foi implantada em no ano de 2002. Essa data comemorativa é um chamado à reflexão e conscientização a respeito da importância da adoção. Anualmente ela é utilizada para chamar a atenção da população sobre esse ato, mostrando que ainda existe um número considerável de crianças disponíveis para tanto. Os motivos disso nós veremos adiante.