Altos Papos

O número de brasileiros morando em Portugal nunca foi tão alto. O que motiva os brasileiros a se mudar?

O episódio do Podcast Altos Papos, disponibilizado nesta quarta-feira, 04, nas principais plataformas de streaming, discute imigração brasileira em Portugal com o advogado especialista em processos de cidadania portuguesa, Alexandre Guaraná, que atua no Hofstaetter Tramujas & Castelo Branco Advogados Associados.

Com base em dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e da Embaixada Portuguesa, a imigração de brasileiros ao país europeu cresce há seis anos consecutivos e atingiu a marca de 211 mil pessoas em março de 2022. Esse número, no entanto, pode ser ainda maior. Isso porque os brasileiros com dupla cidadania não são contabilizados pela base de dados do SEF. Pessoas em situação migratória irregular no país também ficam de fora das estatísticas. E de acordo com a última estimativa do Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil cerca de 300 mil brasileiros vivem no país europeu.

Confira o episódio completo aqui: https://open.spotify.com/episode/3KYNP1KKs4YPvD0AQz6oL6?si=ujrTJLbxQbaU5LfPCeDm6g

O advogado explica que Portugal tem vários atrativos para os brasileiros que desejam buscar oportunidades no exterior. “Além da questão da união histórica entre os dois países, então muitos descendentes tem raízes portuguesas, é um país que tem a facilidade da língua, tem uma legislação facilitada, e também traz algumas coisas que são bem interessantes, como a gastronomia, as praias, enfim é um país muito bonito. Então, acaba sendo até uma porta de entrada para pessoas que querem ir para outros países da Europa, também acabam funcionando desse jeito”, elucidou.

O Podcast Altos Papos tem coordenação de Valdeir Uchôa, produção de Joanna Morbeck e João França, texto e roteiro de João França, apresentação de Sérgio Di Salles, João França e Joanna Morbeck e edição Leno Santana.