Altos Papos

Padilha diz que governo Lula defende CPMI para apurar ataques de 8 de janeiro

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o governo do presidente Lula (PT) defende a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os responsáveis pelos ataques nos três poderes no dia 8 de janeiro.

Antes contrário, o governo agora afirma que a CPMI é inevitável após a divulgação de imagens do ex-ministro do GSI, general Gonçalves Dias, indicando a saída aos vândalos. Dias se demitiu na quarta-feira (19), e Lula disse, nesta quinta (20), que ele deixou o cargo “por conta própria”.

Padilha afirmou que houve um ““vazamento editado de imagens”, mas que o caso afeta a situação política do governo Lula no Congresso. Disse ainda que estranha o fato de agentes militares estarem com borrões no rosto, e o ex-ministro não.

“Por conta disso, orientamos – eu, os líderes do governo na Câmara, no Senado e no Congresso, em diálogo com os líderes dos partidos que compõem a base – afirmar claramente, desde ontem, que caso a sessão do Congresso na próxima semana tenha a leitura de instalação de CPMI, apoiaremos’, disse Padilha.

Por Metro1

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados