Responsável por sugerir a criação do primeiro projeto de lei (PL 789/2025), de autoria do deputado federal Zé Neto (PT), para ajudar mães de gêmeos, trigêmeos ou mais, em todo o Brasil, o feirense Yure Cedraz, de 12 anos, contou ao Altos Papos nesta quinta-feira, 3, que a ideia surgiu quando ele ainda tinha 10 anos e fazia um curso de empreendedorismo para crianças.
Ele decidiu usar como inspiração a vivência da mãe Layane Cedraz, que tem seis filhos — um casal e mais os quadrigêmeos, incluindo o próprio Yure.
“Eles [o curso] deram uma atividade que era criar um projeto. Com base no que a gente vivia em casa, já que minha mãe tinha dificuldade para ajudar a gente, eu tive essa ideia de dar descontos para mães de múltiplos, para que minha mãe tivesse ajuda. Mas também pensei em outras famílias que passam por dificuldades ainda maiores e não contam com apoio de outras pessoas”, relatou.
A sugestão, segundo Yure, foi repassada diretamente a Zé Neto durante uma missa dedicada à famílias de múltiplos. “Perguntei para minha avó quem ele era. Ela disse que era o deputado. Então, eu cheguei, falei com ele e apresentei a minha ideia. Ele gostou muito. Depois que a missa terminou, expliquei melhor o que tinha pensado. Ele aprovou a ideia, mandou mensagem para minha mãe, conversou com ela e viu como poderia melhorar o que eu tinha proposto para transformar isso em lei”, detalhou o garoto, que sonha em ser um empresário bem sucedido.
Escute a entrevista completa no nosso Spotify