Altos Papos

Perfis oficiais de Flávio Bolsonaro citam pós-graduação que ele não fez

Perfis institucionais do senador Flávio Bolsonaro (PL), candidato à Presidência da República, apresentam uma formação acadêmica que não foi localizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo apuração do G1, páginas do Senado e da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) informam que o parlamentar possui pós-graduação em Ciências Políticas pela universidade.

A UFRJ, porém, informou que não encontrou o nome de Flávio no sistema acadêmico da instituição. Um professor que atuou por décadas no departamento de Ciência Política da universidade também afirmou que o senador nunca foi seu aluno.

Após ser procurada pela reportagem, a assessoria de Flávio Bolsonaro classificou a informação como um “erro ou equívoco”. A equipe afirmou que a formação acadêmica correta do senador é composta por graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes, pós-graduação em Políticas Públicas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e MBA em Empreendedorismo pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

A campanha apresentou diplomas que comprovam essas três formações. Não foram enviados, contudo, documentos que comprovem a suposta pós-graduação em Ciências Políticas pela UFRJ.

A informação sobre o curso na universidade também aparecia na Wikipedia e em um perfil de Flávio no LinkedIn. Os registros foram alterados ou retirados nesta quarta-feira (12), após o questionamento feito pela reportagem.

De acordo com as informações, a própria assessoria do senador havia encaminhado, em 27 de julho, uma biografia que mencionava a pós-graduação na UFRJ.