Pode faltar oxigênio para 625 municípios do país e acabar em outros 1.141 o chamado “kit intubação”, remédios usados com pacientes com Covid-19 em UTIs. Os dados são de uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (1°) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Segundo a entidade, as informações foram obtidas através de perguntas a 2.553 municípios de todas as regiões brasileiras, percentual de 45,9% do total de municípios do país, que é de 5.568.
Na pesquisa divulgada, o órgão considerou os temas em evidência nesta semana: i. falta de oxigênio nas unidades de saúde; ii. insumos farmacológicos que compõem o “kit intubação”; iii. medidas de restrição que estão sendo adotadas nos Municípios e; iv recebimento de vacinas. Em relação às vacinas, quase a totalidade dos Municípios (98%) recebeu os imunizantes nesta semana. As remessas ocorreram duas vezes para 68,4% dos Municípios e 24,4% receberam uma vez nesta semana.
LOCKDOWN
No caso do fechamento [lockdown], apenas 37,1% dos gestores consultados disseram que adotaram a medida nesta semana, com o fechamento total das atividades não essenciais, para conter a propagação da Covid-19. Já a maioria, 61,9%, não fez o procedimento. No entanto, sobre a restrição da circulação de pessoas à noite, o toque de recolher, 82,2% dos gestores declararam que fazem, e somente 17,5% disseram não adotar.
No levantamento, 88% dos gestores municipais afirmaram que adotam restrições das atividades aos finais de semana, e somente 11,8% disseram que não. A antecipação de feriados nesta semana foi adotada por 15,3%. Quanto às aulas presenciais, 89,4% dos municípios estão com as atividades paralisadas, e 9,9% abriram as escolas.