A Polícia Federal iPF) investiga um esquema de fraudes bancárias que desviou mais de R$ 318 mil, com os valores sendo transferidos para contas de laranjas na Bahia, especificamente em Vitória da Conquista. A ação faz parte da operação Laranjada Suíça, deflagrada nesta quarta-feira (30).
Segundo a PF, os golpistas usavam técnicas de engenharia social e phishing para obter informações sigilosas, como senhas e dados bancários. O principal suspeito mora em Palmas e teria utilizado aparelhos eletrônicos conectados às contas das vítimas. O número de envolvidos ainda não foi divulgado.
As investigações indicam que os valores desviados eram enviados para contas em nome de terceiros, com o objetivo de dificultar o rastreamento do dinheiro. Os titulares dessas contas, residentes em Vitória da Conquista, chamada Suíça Baiana, são apontados como laranjas no esquema criminoso.
Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Vitória da Conquista, expedidos pela Justiça Federal do Tocantins. Documentos, celulares e computadores foram apreendidos e serão periciados. O inquérito segue sob segredo de Justiça.
Foto: Divulgação/Polícia Federal
Por: Metro1