Altos Papos

PGR ainda não se manifestou sobre denúncia de delegado contra Salles

A Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda não se manifestou sobre a notícia-crime que o delegado Alexandre Saraiva ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A ação foi protocolada na corte há quase um mês. Nela, Salles, que foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) na quarta-feira (19), é acusado de atuar em favor de madeireiros com cargas apreendidas.

Após receber o material da ministra Cármen Lúcia, a PGR pediu esclarecimentos do titular do Meio Ambiente, mas ainda não deu sua posição.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, relator do inquérito sobre irregularidades nas exportações de madeira, não pediu manifestação da Procuradoria-Geral da República para autorizar as buscas contra Salles e servidores do Meio Ambiente.

Em sua decisão, o ministro pediu à Polícia Federal que informasse apenas após o fim das diligências. Ao menos um dos crimes creditados por Alexandre Saraiva a Ricardo Salles, o de advocacia administrativa, também é investigado na operação Akuanduba.

Embora envolva possíveis irregularidades ambientais, segundo informações da coluna Painel, da Folha, o caso é conduzido na PF pela delegacia que cuida de crimes contra a administração pública.