Altos Papos

Pix terá pagamento por aproximação nas próximas semanas

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira (29), que a modalidade de pagamento no Pix por aproximação deve começar a partir da próxima semana. Na modalidade, o usuário aproxima o celular da máquina de cartão e o pagamento é feito, sendo solicitado uma senha ou o reconhecimento facial.

“Do mesmo jeito que você tem hoje na wallet [carteira] da Google seus cartões de crédito, que você só encosta o celular e paga, vai começar a fazer isso com o Pix a partir da semana que vem”, declarou o economista no evento Lide Brazil Conference London, organizado pelo grupo Lide e transmitido pelo jornal Folha de S.Paulo. De acordo com ele, a novidade será lançada em evento com o Google.

Em 2 de agosto, o BC publicou duas resoluções que regulamentam e preparam o ambiente para a simplificação do processo de pagamento por Pix, com uma delas sendo a possibilidade do pagamento por aproximação, fazendo com que as transações via Pix passam a ter um número reduzido de etapas.

O cliente do banco precisará vincular sua conta a uma carteira digital, como Google Wallet ou Samsung Wallet. É necessário que os celulares tenham a tecnologia NFC (Comunicação de Campo Próximo, em português). A ideia é que o cidadão use o Pix sem a necessidade de ir a um aplicativo da instituição financeira.

A modalidade será obrigatória a partir de: 

janeiro de 2026 – para todas as outras instituições que fazem Pix.

novembro 2024 – para as instituições responsáveis por movimentar 99% das as operações de iniciação de pagamento, ou seja, aquelas cujos clientes mais usaram a tecnologia;

Espera-se que um ato normativo seja publicado antes de novembro para trazer mais detalhes sobre a etapa de testes da nova ferramenta. Outras simplificações de pagamentos via Pix também devem ser detalhadas até lá.

Por Poder360

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil