Ao longo dos anos, o combate ao tabagismo no Brasil precisou driblar as estratégias da indústria que sempre cria novidades para tentar tornar o cigarro mais atraente. A onda da vez é o vape, uma espécie de cigarro eletrônico, que apesar de ser poibido no país, tem se popularizado, principalmente entre jovens.
Mas o vape é seguro? Realmente contrbui para parar de furmar? Para responder a essas perguntas e desmitificar alguns mitos acerca do tabagismo e do uso de cigarros eletrônicos, a edição desta quarta-feira, 04, do Podcast Altos Papos tem a participação do médico pneumologista, membro da Comissão Científica de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia Paulo Correa. Clique aqui e ouça.
Com a promessa de ser menos nocivo à saúde e contribuir para a redução do vício de fumar, além de ter uma aparência moderna, o vape é uma ameaça ao ritmo de queda do número de fumantes brasileiros que pode ser percebida em todas as faixas etárias. O Brasil é referência mundial no combate ao tabagismo. Fica atrás apenas da Turquia, segundo 7º Relatório da OMS sobre a Epidemia Mundial do Tabaco, divulgado em 2019, e já demonstra preocupação com o uso do vape.
O Podcast Altos Papos, que tem coordenação de Valdeir Uchôa, lança um novo episódio toda quarta-feira. O projeto tem produção de Joanna Morbeck e João França, texto e roteiro de João França, apresentação de Sérgio Di Salles, João França e Joanna Morbeck.