Altos Papos

Polícia Federal confirma troca de superintendente do Amazonas, que pediu investigação de Salles

A Polícia Federal confirmou, em nota divulgada nesta quinta-feira (15), a troca do superintendente da corporação no Amazonas. O delegado Alexandre Saraiva deixará o cargo, que passará a ser ocupado pelo delegado Leandro Almada.

A mudança foi anunciada um dia após Saraiva ter apresentado notícia-crime contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na nota divulgada, a PF diz que o superintendente da corporação no Amazonas foi informado da substituição na tarde desta quarta (14). Em entrevista à GloboNews, no início da tarde desta quinta, Saraiva afirmou que ainda não sabia de uma eventual troca. Veja no vídeo abaixo:

Superintendente da PF no Amazonas diz que ministro Ricardo Salles ‘defende infratores ambientais’

“Em especial, no tocante à alteração da chefia da Superintendência Regional do estado do Amazonas, cumpre esclarecer que o Delegado de Polícia Federal Alexandre da Silva Saraiva, que permaneceu durante três anos e meio à frente da Superintendência, foi comunicado da substituição no decorrer da tarde de ontem (14/04)”, diz o comunicado da PF.

A nota também informou mudanças nas superintendências de outros quatro estados. A lista completa dos novos superintendentes é a seguinte:

As trocas ainda não foram publicadas no “Diário Oficial da União” e são promovidas pelo novo diretor-geral da PF, Paulo Maiurino. Além das superintendências regionais, Maiurino também vai trocar os cinco diretores que formam a “cúpula” da corporação.

O diretor-geral da PF tomou posse no cargo há uma semana, em 8 de abril, em cerimônia reservada. Paulo Maiurino foi escolhido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que também assumiu o cargo no início deste mês após uma reforma ministerial promovida pelo presidente Jair Bolsonaro.