Altos Papos

Policlínica Regional é inaugurada em Itaberaba; equipamento deve atender mais de 400 mil habitantes

A policlínica Regional de Saúde foi inaugurada no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, nesta sexta-feira (23). O equipamento fica localizado na ‘Avenida Flaviano Guimarães, s/n, Centro’ e deve atender cerca mais de 400 mil habitantes chapadeiros, com o intuito de reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o acesso à saúde dos munícipes da região.

A inauguração foi feita pelo governador Rui Costa (PT), que investiu nesta 20ª policlínica entregue em seu mandato, aproximadamente R$30 milhões designado para toda a obra e aquisição de equipamentos, veículos e demais ações. Na ocasião, ele esteve acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, do prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP) e de gestores que integram o ‘Consórcio de Saúde Chapada Unida’.

De acordo com Rui, esse é um sonho que se realiza e o seu governo chegará a 26 policlínicas construídas. “Já são 20 policlínicas regionais entregues na Bahia! Acabamos de entregar a mais nova unidade deste modelo, em Itaberaba. Foram mais de R$ 29 milhões em investimentos na infraestrutura e em equipamentos para garantir saúde pública de qualidade para 23 municípios consorciados”, frisa o governador.

Rui ainda entregou os micro-ônibus, “que fazem o deslocamento entre uma cidade e outra, para que ninguém perca nenhum exame ou consulta”. “Além da policlínica, entregamos mais 14 ônibus escolares para 14 prefeituras da região. A entrega destes veículos também é um ponto fundamental dos preparos para a retomada às aulas semipresenciais”.

“Tenho muito orgulho em estar cumprindo meu compromisso de regionalizar a saúde na Bahia e com fé em Deus entregarei as 26 policlínicas por todo o estado até o fim da minha gestão. Ainda vem muito mais por aí, com muito trabalho e correria para promover cada vez mais a assistência à saúde para todos os baianos!”, completa o chefe do Executivo baiano.

Para o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, este projeto faz com que o vazio assistencial que existia entre a Atenção Básica e a Atenção Hospitalar na região, se preencha. “É uma mudança total na realidade da saúde pública da Bahia”, pontuou.