O cantor Marlon Brendon Coelho Couto, o MC Poze do Rodo, foi solto no começo da tarde desta terça-feira (3) após 5 dias preso. Em liberdade, fez críticas à Polícia Militar e à Polícia Civil do RJ.
Poze estava detido preventivamente no presídio de Bangu 3, no Complexo de Gericinó, e foi beneficiado por um habeas corpus, que determinou a sua soltura mediante o cumprimento de medidas cautelares (veja abaixo).
Centenas de fãs foram recebê-lo na porta da cadeia, e houve tumulto. Primeiro, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) teve que instalar grades para conter a multidão. A PM usou spray de pimenta para abrir caminho, e depois que Poze foi embora, até bombas de efeito foram jogadas.
Após o incidente, Poze falou com a imprensa.
“Eu sou trabalhador e artista. Inclusive, eu saindo lá agora, uma recepção maravilhosa, de milhares de fãs, e o tratamento foi spray de pimenta e tiro de borracha na cara. Aí eu me pergunto: Eu que sou bandido?”, declarou.
“Por que eles estão fazendo isso comigo? Por que eu sou preto, por que eu sou favelado?”
Veja o que mais Poze disse.
Sobre os recentes mandados de busca na residência dele — o último, inclusive, foi horas antes da soltura, contra a mulher, Vivi Noronha: “Meus filhos pequenos têm trauma de polícia. Se meus filhos veem a polícia, meus filhos choram. Meus filhos estão com trauma de vocês. Vocês não param de vir aqui em casa. Me deixem em paz!”
“Eu tive minha luta, fui atrás, corri para construir meu castelo. Não é com dinheiro de nada de errado, não. É com a minha luta, com o meu show. Mais uma vez provamos para vocês que eu sou artista. Então, parem de me perseguir e parem de atacar meus fãs.”
“Era para estar uma sensação maravilhosa, só não está por causa do tratamento da polícia do Rio de Janeiro. A polícia do Rio de Janeiro não gosta de mim e faz isso daí que você está vendo. Spray de pimenta nos meus fãs? Tiro de borracha nos meus fãs? Bomba nos meus fãs? Para quê? O que eles estão fazendo de crime? Quem é criminoso ali que está ali agora?”
“Não tem traficante aqui não. Aí eu pergunto para vocês, quem é traficante? É nós? Tem certeza?”
No fim, declarou-se para a esposa. “Ela é a responsável por isso, é o amor da minha vida!”
Resposta da PM:
“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, nesta terça-feira (03/06), policiais militares do 14º BPM atuaram em uma manifestação nas proximidades do Complexo Penitenciário de Gericinó.
Diante do início de atos de vandalismo, as equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM) foram acionadas para reforçar o policiamento no local.
Foram empregados os meios necessários para conter e dispersar os manifestantes, a fim de restabelecer a ordem e garantir a segurança da região. Um homem foi conduzido para a 34ª DP por praticar atos de vandalismo.”
Por g1
Foto: Victor Chapetta/Agnews