Altos Papos

Prefeito acredita proibição de bebidas e toque de recolher estão ajudando a frear vírus

Em mais uma coletiva semanal, que aconteceu na manhã desta quinta (18), as autoridades médicas e o prefeito de Feira de Santana, Colbert Filho, avaliaram a atual situação da Covid-19 na cidade, que somente nesta quarta, registrou mais 247 novos casos da doença e agora soma mais de 3.137 ativos e 120 internados, além disso, também foram anunciadas novidades que somarão às medidas de combate ao vírus.

Segundo a coordenadora do comitê de enfrentamento à Covid-19 em Feira de Santana, a infectologista Melissa Falcão, no mês de março, a cidade poderá ultrapassar os seis mil casos, maior marca registrada desde o início da pandemia. Ainda segundo a médica, a primeira quinzena de abril ainda poderá ser intensa no surgimento de novos infectados, e que uma leve melhora pode ocorrer já na segunda quinzena.

A infectologista também confirmou a informação de que o Hospital Geral Clériston Andrade, transformou salas vermelhas em leitos de UTI, segundo ela, foram mais 10 novos leitos, autorizados pelo governador Rui Costa.

Já o prefeito Colbert Martins Filho, falou sobre os novos leitos do Hospital de Campanha, que já estão em funcionamento e também sobre o andamento da implantação de novos. “Os 9 leitos já estão funcionando, hoje temos 35 e podemos chegar a 44. Dei ordem de serviço para a instalação de 5 novos leitos que estão sendo implantados, está em andamento, é preciso contratar pessoal, infelizmente não podemos ir mais rápido, estamos aguardando para que possa ser implementado. Liguei para Brasília pedindo os repasses de janeiro, fevereiro e março, já está autorizado, já assumi o compromisso financeiro. ”, afirmou.

Colbert ainda avaliou o resultado das medidas restritivas executadas na cidade nas últimas semanas. “Ao nosso ver, o que pode estar freando uma maior disseminação de casos pode ser a proibição da venda de bebidas alcoólicas nos finais de semana, além disso, o toque de recolher à noite, que inibiu as aglomerações e muitas festas. Acho uma medida positiva e vamos avaliar melhor nos próximos dias. ”, concluiu.