Altos Papos

Presenciaremos cenas dramáticas nas próximas semanas, diz Rui sobre colapso na saúde


O governador Rui Costa (PT) afirmou que a Bahia poderá assistir nas próximas semanas “cenas dramáticas” em razão do iminente colapso no sistema de saúde. Para o governador, trata-se apenas de uma “questão de tempo”, a julgar que o país atravessa agora o pior momento da pandemia de Covid-19, com um balanço de quase 260 mil vidas perdidas e sucessivos recordes de mortes diárias. O estado, por sua vez, soma 112 óbitos provocados pela doença e registra 694.783 casos confirmados. Em todo o território baiano, os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) atingiram 85% de ocupação.

“Infelizmente, eu acho que essas cenas nós vamos presenciar em vários lugares no Brasil. Eu diria que hoje a situação está para eclodir, para explodir. Em vários estados as UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] estão lotadas, estão com gente já no corredor. Os hospitais não têm vagas. Então é a antessala da recusa do paciente na porta. Você começa a botar pra dentro, já não tem mais os ambientes normais pra acolher as pessoas, que são as salas específicas, como nas UPAs”, declarou o governador na noite desta quarta-feira (3), em entrevista ao programa Ponto a Ponto, da BandNews TV.

“Nós estamos a um passo disso, vários estados brasileiros. É questão de tempo, de semanas. O efeito é cascata e vai alcançar todos os estados. A situação vai se espalhando. É difícil não presenciar essas cenas dramáticas. Exceto se a gente conseguisse vacinar em uma semanas, 15 dias, um grupo substantivo de idosos, que são as pessoas que, ao fim e ao cabo, vão parar nas UTIs.”, acrescentou o governador.