O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, demonstrou preocupação com a lentidão no processo de vacinação das grandes cidades no Brasil, que em boa parte teve que ser paralisado por falta de imunizantes.
“Infelizmente isso ainda pode piorar nas próximas semanas. A gente acredita que a partir de julho devemos acelerar o processo de vacinação, mas, até lá, teremos muitos problemas”, disse em entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira.
Na avaliação do presidente da Conass, a maior preocupação é com os constantes atrasos na importação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), principal insumo para a produção das vacinas Coronavac e de Oxford/AstraZeneca. As falas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a China causaram aflição, já que o país é “o principal fornecedor de insumos para os imunizantes.”
Carlos Lula também lamentou a mudança de foco do Ministério da Saúde, que, segundo ele, no momento estaria mais preocupado com a CPI da Covid do que no combate à pandemia.