Altos Papos

Procedimentos invasivos são exclusivamente médicos, alerta presidente do Cremeb

O Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Otávio Marambaia, afirmou ao programa Altos Papos, nesta terça-feira (18), que procedimentos invasivos, realizados por profissionais que não são médicos, oferecem riscos à saúde da população e determinadas práticas, como a realização de harmonização facial, são consideradas absurdas para a medicina.

“Procedimentos invasivos são exclusivos do ato médico. Até um animal treinado pode realizar um procedimento, mas se houver algum problema, esse animal não saberá resolver, ele só sabe fazer aquilo para o qual foi treinado. Esses cursinhos de fim de semana, esses masterclass, essas pessoas não conhecem medicina, apenas sabem o que aprenderam nesses cursinhos de baixa qualidade”, alertou.

Na semana passada, após ação movida pelo Cremeb, a justiça de Feira de Santana proibiu um enfermeiro de realizar procedimentos exclusivos de médicos, como bioplastia de glúteos e peniana, aplicação de enzimas, harmonização com preenchimento e bioestimuladores, dentre outras intervenções.

“Como qualquer médico, passei por etapas em que procedimentos foram sugeridos e, após algum tempo, mostraram danos, pouca eficácia e complicações, sendo abandonados. Eu acredito que, daqui a dez anos, nós teremos um quadro imenso de pessoas com a mesma aparência ruim”, disparou.