Altos Papos

PSOL traça estratégia para manter nomes do partido em evidência para eleições de 2024

O desafio de manter o “calor” ao redor de nomes que disputam eleições deve ser superado pelo PSOL na Bahia. Após a candidatura encabeçada por Kleber Rosa ao Governo do Estado da Bahia, juntamente com Tâmara Azevedo ao Senado, o partido já estuda estratégias para dar destaque aos nomes.

Informações obtidas pelo Bahia Notícias com lideranças da legenda apontam que o partido já estuda formas de conseguir difundir ainda mais a imagem do eventual postulante à Prefeitura de Salvador, em 2024. Internamente, é ponto pacífico que o partido pretende lançar um nome ao executivo municipal, com os principais cotados sendo Tâmara ou Kléber.

Apesar do compasso de espera na discussão sobre a estratégia política para o futuro, em razão da realização do segundo turno na Bahia e no Brasil, uma das estratégias possíveis seria a da colocação do nome em um cargo de liderança no partido. A possibilidade poderia ser a indicação da figura escolhida para assumir o PSOL no estado, como forma de possibilitar uma maior evidência no debate público.

Outra possibilidade, porém, com menor adesão dentro do partido, é a da composição de forma mais ampla em um eventual governo de Jerônimo Rodrigues (PT). O PSOL indicou apoio à candidatura no segundo turno (reveja aqui), entretanto, muitas alas da legenda preferem manter a posição de independência ou oposição a gestão, o que inclui o direcionamento na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

A disputa ao governo na Bahia no primeiro turno fez com que Kleber Rosa tivesse 0,59% dos votos no estado, ou 48.239 votos. Ao Senado, Tâmara Azevedo teve 1,77% do total na disputa, chegando a 109.622 votos computados.

Por Bahia Notícias

Foto: divulgação