A recuperação da pavimentação de algumas ruas de Feira de Santana será realizada com a implantação de rede de drenagem de águas pluviais, prevista para ocorrer dentro em breve. O alerta está sendo feito pelo superintendente da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) da Prefeitura de Feira de Santana, João Vianey, ao informar sobre o andamento dos empréstimos solicitados pela administração municipal visando à execução das intervenções para pôr fim aos problemas de alagamento em diversos pontos da cidade.
João Vianey abordou a questão durante entrevista ao programa Acorda Cidade, da Rádio Sociedade, ancorado pelo radialista Dilton Coutinho. Ele destacou que as intervenções para implantação de redes de drenagem de águas pluviais devem contemplar o conjunto Feira X e a Muchila II. “A Prefeitura tem um projeto importante ali de drenagem, referente à entrada do Feira X e que naturalmente vai fazer interligação com aquele canal que vem do Jardim Acácia, Olhos d’Água. É uma região que tem o planejamento de uma intervenção importante e, naturalmente, o ganho dessa intervenção tem o efeito de pavimentação e de tudo isso no bairro”, destacou.
A recuperação da pavimentação das ruas Monsenhor Moisés do Couto e Parque do Pitombo, no bairro Campo Limpo, já no sentido Pau de Légua, também está na programação, prevista para ocorrer tão logo a Prefeitura dê início às obras de implantação da rede de drenagem no local, para acabar com outro ponto de alagamento.
O superintendente da SOMA destaca as intervenções. “Nós estamos com um projeto de drenagem referente ao Campo Limpo. Um bom trecho da Monsenhor Moisés do Couto vai sofrer uma intervenção robusta de drenagem e, naturalmente, de pavimento. Associado a isso, é importante que a gente refaça a ligação entre a Lagoa da Taboa e a Lagoa da Pindoba. Com relação ao pavimento, nós não conseguimos intervir. É uma área que tem um lençol freático elevado. Estamos com dano realmente severo no pavimento, mas precisamos estabilizar um pouco a condição de chuva para fazer um reparo mais duradouro e seguro”, afirmou.
A Prefeitura também pretende implantar rede de drenagem no bairro Baraúnas, pondo fim ao alagamento que deixa ruas intransitáveis e invade casas. “A lagoa do Prato Raso é uma intervenção extremamente importante também para a Baraúnas e toda a região da Queimadinha. Nós precisamos melhorar a condição da lagoa, fazendo com que ela tenha capacidade de amortecimento. Ela é importante não só para a vizinhança, mas também para a Baraúnas e, obviamente, a sequência Rua Nova, Feira IV, Feira IX — então toda essa região vai ter um impacto positivo da Lagoa do Prato Raso”, relatou.
As intervenções de drenagem devem contemplar também os bairros Mangabeira, Conceição e a avenida Artêmia Pires, no bairro SIM, além do Papagaio.
Foto: Ronaldo Belo