Dois helicópteros das Forças Armadas da Ucrânia atacaram nesta sexta-feira (1º) um depósito de combustíveis em Belgorod, que fica no sudoeste da Rússia, segundo afirmou o prefeito da cidade, Vyacheslav Gladkov.
Este é o primeiro ataque dentro do território russo desde o início da guerra em 24 de fevereiro. A Ucrânia ainda não se manifestou sobre a autoria do ataque.
Segundo Gladkov, as aeronaves cruzaram a fronteira em baixa altitude no início da manhã e fizeram o ataque aéreo. Ele disse ainda que dois trabalhadores locais ficaram feridos e moradores deixaram a cidade.
O ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que por enquanto “não nega nem confirma” os ataques porque não está ciente de todas as operações militares de seu país.
Já o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que o presidente russo, Vladimir Putin, já está ciente do episódio, e que o governo está analisando o caso para possíveis respostas.
Peskov disse ainda que o suposto ataque “não cria condições confortáveis para continuar as conversas por um acordo de paz”. Ainda assim, os dois países retomaram nesta sexta-feira (1º) as negociações por um acordo de paz, de forma virtual. Na reunião, Moscou deve apresentar resposta às propostas feitas pelos negociadores ucranianos no último encontro presencial entre as duas partes, na terça-feira (29) em Istambul, na Turquia. Nelas, Kiev se compromete a adotar a neutralidade exigida pela Rússia. Ou seja, o país não vai aderir a nenhuma aliança militar, como a Otan.
Por G1