A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) 2025 será realizada entre os dias 23 e 26 de outubro, trazendo o tema “Ler é Massa” e reunindo nomes como Rita Batista, Roseana Murray, Gregório Duvivier e Russo Passapusso. O lançamento oficial da programação aconteceu na última terça-feira (26), na Biblioteca Central do Estado da Bahia, no Quadrilátero dos Barris, em Salvador.
O evento terá três espaços principais: a Tenda Paraguaçu, a Fliquinha e o Geração Flica. Na Tenda Paraguaçu, os visitantes poderão participar de debates literários com autores baianos, brasileiros e estrangeiros, incluindo o cantor Russo Passapusso, a jornalista Rita Batista, o escritor e humorista Gregório Duvivier, o artista pernambucano Lirinha e o escritor palestino Atef Abu Saif.
Voltada ao público infantojuvenil, a Fliquinha terá programação lúdica com teatro, música, poesia e contação de histórias. Entre os convidados estão Roseana Murray, Vanderson Nascimento, Vovó Cici de Oxalá, Tino Freitas, além da dupla mãe e filho Ana Fátima e Maurício Akin. O espetáculo “Saudades, João”, de Ruan Passos, também integra a programação.
O espaço Geração Flica abordará temas diversos, como identidade, gênero, sexualidade, comunidade LGBTQIAPN+, afrofuturismo e racismo. Já estão confirmados os autores Paula Pimenta, NegaFyah, Ezequiel Vitor Tuxá, a dupla Afrofuturas, Mariana Paiva e a atriz Glória Maciel.
Além dos encontros e debates literários, a Flica 2025 contará com programação artística paralela, conectando literatura, música e ancestralidade do Recôncavo baiano, com apresentações de diversos artistas da região. Entre os nomes estão:
Sine Calmon cantor de reggae, rock e blues, Sine Calmon, natural de Cachoeira;
banda Adão Negro;
banda Autorais;
Coral Afro da Bahia;
Lazzo;
Márcia Short;
a banda Reina & Alvenaria FC;
Amarildo Fire – ex-participante do The Voice Brasil, entre outros.
Foto: Divulgação/Flica
Por: Metro1