Ontem, a Fundação Oswaldo Cruz divulgou mais uma edição do Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19. De acordo com os pesquisadores, a situação é crítica, definida com o maior colapso sanitário e hospitalar da história do país.
O documento mostra que das 27 estados, 24 e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de leitos de UTI COVID-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) iguais ou superiores a 80%.
Em entrevista ao programa Altos Papos, Christovam Barcellos, pesquisador titular do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, explicou que “80% da população brasileira está muito consciente e tem medo, mas esses 20% que negam a realidade podem fazer um estrago enorme”.
Sobre as medidas que podem ser adotadas, Christovam diz que “não é uma solução única, é uma cadeia de responsabilidade […] se a gente não tiver um consenso geral a gente não vai alcançar lugar nenhum, isolamento social é consenso mundial”.
“Salvador tem tido, nos últimos meses, uma gestão muito importante”. Não só nas questões da gestão, mas também na região metropolitana”, pontuou o pesquisador, ao destacar as medidas restritivas adotadas no estado da Bahia.
Confira a entrevista completa no PodCast Altos Papos.