Salvador será uma das seis cidades brasileiras incluídas em um programa internacional para construções sustentáveis. O termo de assistência técnica para a adesão da cidade ao Programa de Transformação de Mercado para as Construções Sustentáveis será firmado entre a prefeitura e a International Finance Corporation, membro do Grupo Banco Mundial (IFC), na próxima terça-feira, 29.
Iniciado no Brasil em 2022, a iniciativa já é uma realidade em Belém (PA), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), e visa fomentar políticas públicas que possam promover incentivos para edifícios sustentáveis com certificação ambiental.
Na capital baiana, a parceria irá fortalecer o Programa de Certificação Sustentável IPTU Verde, iniciativa da administração municipal voltada para incentivar a construção de prédios verdes por meio de descontos no IPTU e outros benefícios fiscais.
As atividades da assistência técnica entre a IFC e a Prefeitura de Salvador envolvem o intercâmbio de boas práticas internacionais de incentivos aplicados às construções sustentáveis; intermediação para trocas de experiências com as prefeituras de Bogotá e Cali, na Colômbia; além de capacitação no software EDGE, uma inovação da IFC que fornece soluções técnicas para adaptar o projeto do empreendimento a uma construção verde, com resultados ambientais e financeiros.
Por Bahia.Ba
Foto: Jefferson Peixoto/Secom