O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, demonstrou preocupação com a flexibilização de alguns municípios às medidas restritivas adotadas na Bahia para conter o avanço do coronavírus. A declaração foi dada hoje (16). Segundo ele, a abertura de atividades não essenciais pode fazer com que as pessoas se desloquem entre as cidades, gerando mais contágio pela covid-19 e maior necessidade de hospitalização.
“Estamos preocupados porque esses municípios acabarão, inevitavelmente, atraindo pessoas de toda a região, teremos uma população flutuante muito superior à população do município. Se a pessoa não pode ir a uma loja no município do lado, ela vai buscar o comércio daquele município que está aberto. Isso vai levar a mais contágio, mais pessoas precisarão de hospitais, e nós temos já algumas cidades próximas de entrar em colapso”, disse o titular da pasta.
Ainda segundo Vilas-Boas, já existem municípios que vivem o problema da falta de oxigênio em hospitais. “Alguns municípios não se programaram para o volume de oxigênio necessário em algumas unidades, e nos últimos dias tivemos muita dificuldade em apoiar alguns municípios em situação muito crítica, tivemos que tirar pacientes de estruturas, transferir para outros hospitais, simplesmente porque o oxigênio ia acabar dentro de 24 horas. Recomendamos aos prefeitos que não saiam da regra geral porque isso vai acabar retornando contra seus próprios munícipes”, reforçou.