Durante o evento do anúncio do Pacote de Segurança Pública do Governo do Estado, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, comentou sobre a megaoperação deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, na manhã desta terça-feira (04), em Salvador. A operação visa desarticular núcleos do Comando Vermelho no estado. A ação, que cumpriu mais de 90 mandados e resultou no bloqueio de 51 contas bancárias, demonstra a eficácia do uso de inteligência policial para desarticular facções de alto poder ofensivo, sem recorrer ao confronto direto como primeira ou única via.
“Este é um exemplo concreto da nova doutrina de segurança pública que tem a preservação da vida como prioridade máxima. Os resultados alcançados contribuirão para a elucidação de pelo menos 30 homicídios em Salvador, reforçam a tese do Governo de que é possível ser implacável contra o crime e, ao mesmo tempo, agir com responsabilidade e total aderência à lei”, afirmou o titular da SJDH.
Freitas ainda reforça que o modelo de atuação está em sintonia com o recém-lançado Plano de Atuação Qualificada de Agentes do Estado 2025–2027, coordenado pela SJDH, através dl programa Bahia pela Paz. “O enfrentamento ao poder econômico do crime organizado é um dos pilares do plano. O bloqueio financeiro da facção, por exemplo, é uma tática de asfixia que enfraquece a estrutura criminosa de forma duradoura, minimizando a necessidade de operações de alto risco, protegendo tanto a vida do cidadão quanto a do agente de segurança”, afirmou.
Foto Cleomário Alves – Ascom/SJDH






