Altos Papos

Site de viagens Hurb está na justiça por viagens canceladas e dinheiro não devolvido

No último domingo, 4, o programa do Fantástico comentou sobre uma preocupação de milhares de brasileiros. Pessoas que compraram pacotes de viagens no antigo site do hotel Urbano, que atualmente se chama Hurb, mas levaram calote da empresa, não conseguiram viajar e não receberam o dinheiro de volta. O problema já foi levado aos tribunais, e a ordem da justiça é que o Hurb pague o que deve aos consumidores.

O Hurb, que é o antigo Hotel Urbano, ficou famoso por ofertas incríveis e condições de pagamento boas para os consumidores, mas ao invés de cartão de embarque só tiveram despesas para pagar. O caso do casal William e Amanda, que contratou um pacote de quatro noites em Gramado chamou a atenção: “Marcamos a primeira, eles pediram para desmarcar, marcamos a segunda, e daí começou um imbróglio”, relata William. “Eles estavam com uma demanda muito grande no hotel. Não tem vaga também para o voo. E nisso eles iam enrolando, enrolando cada vez mais. E o sonho das crianças, o nosso, ia ficando cada vez mais distante”, diz Amanda. Ainda sobre o casal que comprou o pacote, nada foi resolvido.

Mais casos de golpe

O casal Priscila e Jefferson passou pela mesma situação, só contratou um pacote de 10 dias para ir a Disney com os três filhos, mas após o ocorrido, resolveram procurar a justiça: “A gente tentou entrar na Justiça e pedir para que a viagem acontecesse. O juiz aprovou, e aí eles não cumpriram o prazo até que o juiz autorizou um bloqueio judicial. Isso foi em novembro e após os 9 meses desde o parecer do juiz, nenhuma ação foi resolvida e feita. Não conseguimos achar dinheiro em nenhuma das nossas contas”, diz o casal.

Ações judiciais

Após a conversa com os advogados, que tem mais de 470 pessoas contra o Hurb, desistiram de pegar novos clientes contra a empresa: “Mesmo com as liminares, sentenças, execuções, nada vem sendo cumprido pela empresa. Eles simplesmente não pagam”, afirma o Doutor Luiz.

Em julho de 2024, segundo o Juizado Cível da Barra da Tijuca, localizado no Rio de Janeiro, foi pedido para encerrar mais de 400 ações contra o Hurb, já que a empresa não pagava as considerações. Os processos aplicados contra a empresa representam quase R$ 4 milhões em indenizações. O site da Hurb responde hoje com mais de 100 mil pedidos de ação na justiça, e só no Rio de Janeiro, são mais de 12 mil.

Por Lorena R7

Foto: Agência Brasil