Em vídeo divulgado na noite desta quinta-feira, 31, o prefeito de Feira de Santana Colbert Martins Filho repudiou as agressões registradas durante manifestação dos professores, no Paço Municipal, hoje à tarde. Imagens que circulam pelas redes sociais mostram a Guarda Municipal agredindo e usando spray de pimenta contra professores, vereadores e jornalistas que estavam no local.
“Não compactuo com nenhuma forma de violência e desrespeito. As imagens que circulam hoje em grupos da cidade criaram um clima de terror e caos que não faz parte da maneira como estamos conduzindo esse processo. O episódio de hoje representa uma situação isolada que nós combatemos veementemente. Seguiremos buscando junto aos profissionais de educação o diálogo aberto e pacífico.”, disse.
No entanto, no início da tarde, uma nota divulgada no portal da prefeitura afirma que “diante dos ânimos exaltados dos manifestantes que invadiram o Paço Municipal Maria Quitéria, sede da Prefeitura, a Guarda Municipal agiu dentro do necessário para exclusivamente defender o patrimônio público, até porque o prédio é tombado como patrimônio histórico e cultural.”.
Os professores continuam ocupando o prédio da prefeitura. Com mantimentos e até colchão, a intenção dos manifestantes é passar a noite no local para pressionar o governo a atender as reivindicações da categoria.
Os trabalhadores em educação da rede municipal decretaram greve em assembleia que aconteceu hoje, 31, de manhã após as negociações com município não avançarem na solução da pauta de reivindicações da categoria que consiste nos precatórios do FUNDEF, reajuste salarial de 33,23%, enquadramento, licença prêmio em pecúnia, mudança de referência, pagamento integral dos salários. Além disso, a categoria também denuncia o que chamam de descaso com a rede municipal, onde faltam professores e funcionários, merenda escolar, materiais e reformas das escolas.