Altos Papos

SSP-BA contesta ONG mexicana que coloca Feira como cidade mais violenta do Brasil e a 19ª do mundo

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) contestou, através de nota enviada ao Altos Papos nesta quarta-feira, 8, os números do levantamento elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal 2023, onde Feira de Santana é apontada como a cidade mais violenta do Brasil e a 19ª do mundo.

Conforme o estudo, divulgado no último dia 2 de maio, Feira, que voltou ao primeiro lugar após figurar na quarta posição entre os municípios brasileiros em 2022, tem a pior taxa de homicídios por 100 mil habitantes do país (58.69).

No entanto, de acordo com a pasta, o que houve foi uma redução de 6% neste período, comparado a 2022, e de 12% no primeiro trimestre deste ano.

“A contratação de 3.200 policiais e bombeiros, além dos investimentos em equipamentos de inteligência, viaturas, armamentos e novas estruturas resultaram na redução das mortes violentas na Bahia. Em 2023, os assassinatos recuaram 6% na comparação com 2022. No primeiro trimestre de 2024, a redução foi de 9%. Em Feira de Santana, o trabalho integrado das Forças Estaduais e Federal culminou na queda de 12% das mortes violentas“, afirmou a SSP-BA.

Por Taiuri Reis/Altos Papos
Foto: Ascom/CPR-L