Altos Papos

STF finaliza interrogatório de 31 réus da trama golpista

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta segunda-feira (28) o interrogatório de 31 réus envolvidos nas ações penais sobre o plano de golpe durante o governo de Jair Bolsonaro. Os depoimentos principais ocorreram ao longo do mês. Com o fim da fase de interrogatórios, a Corte finaliza a instrução das ações relativas aos núcleos 1, 2, 3 e 4 da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que investiga a tentativa de mudar os resultados das eleições de 2022.

Os réus do núcleo 3 foram os últimos interrogados. Eles são investigados por planejar ações táticas, como o monitoramento de Alexandre de Moraes e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a finalização, os réus desse núcleo têm cinco dias para apresentar requerimentos ou pedir diligências adicionais. Para os outros núcleos, os prazos já estão em andamento.

Em seguida, será aberto o prazo de 15 dias para as alegações finais da defesa e da PGR, a última manifestação antes da sentença. Os réus enfrentam acusações de organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e destruição de patrimônio público.

O núcleo 1, que inclui Jair Bolsonaro e sete aliados, é o mais avançado. A PGR já pediu condenação, faltando apenas as alegações finais de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. O julgamento, que pode decidir pela absolvição ou condenação dos réus, é aguardado para setembro.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1