Altos Papos

“Temos um relativo controle”, diz subsecretária de saúde da Bahia sobre ocupação de leitos de UTI

A Bahia zerou a fila de pacientes com diagnóstico da Covid-19, que estavam intubados e aguardavam transferência em unidades de emergência e UPAs.

Diariamente, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia vem abrindo novos leitos clínicos e de terapia intensiva, a fim de ampliar a assistência à saúde. Entre janeiro e março deste ano, foram abertos novos leitos nos municípios de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, e mais 14 municípios. 

Atualmente, o estado conta com 1538, com taxa de ocupação em 82%. 

Em entrevista ao programa Altos Papos, nesta quarta-feira, 14, a Subsecretária de Saúde do Estado da Bahia, Tereza Paim, explicou que o estado teve um bom avanço e isso com certeza por conta das medidas de mitigação de proliferação do vírus”.  

“Tínhamos uma média de  500 pacientes na fila de regulação, agora temos aproximadamente 80.  Zeramos a espera de pacientes com tubo traqueal na fila”, informou a subsecretária, que classifica o fato de  “não ter paciente com respirador na fila de espera” uma vitória. 

“Amanhã eu posso ter novamente várias pessoas disputando pelo leito, mas hoje, temos um relativo controle”, esclarece Dra. Tereza. 

Confira a entrevista completa no PodCast Altos Papos.