Altos Papos

Toffoli retira sigilo de depoimentos do caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decidiu retirar, na quinta-feira (29), o sigilo dos depoimentos do banqueiro Daniel Vorcaro e Paulo Henrique Costa, ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), no inquérito que investiga as fraudes no Banco Master. A decisão foi tomada após o Banco Central pedir acesso ao depoimento prestado pelo diretor de Fiscalização da autarquia Ailton de Aquino Santos, que também foi ouvido.

Em dezembro de 2025, foi decidido que o andamento da investigação sobre o Banco Master deve ser feito no STF, e não na Justiça Federal, em Brasília. Esta decisão foi proferida por conta da citação de um deputado federal nas investigações, pois os parlamentares tem foro privilegiado.

O banqueiro Daniel Vorcaro e outros acusados foram alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal (PF) para investigar a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, e a tentativa de comprar a instituição financeira pelo BRB, banco ligado ao governo do Distrito Federal. As fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões, conforme as investigações.

Foto: Rosinei Coutinho/STF

Por: Metro1