Altos Papos

Uefs: curso de Medicina completa 20 anos; Hospital Universitário precisa virar realidade, diz fundador

O curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) completa, neste mês de dezembro, 20 anos de implantação, com 373 médicos formados no interior da Bahia. Em entrevista ao programa Altos Papos, nesta segunda-feira, 20, o primeiro coordenador do curso, o urologista e professor João Batista de Cerqueira comemorou as transformações que o bacharelado proporcionou para a saúde pública do Estado e destacou a importância da criação do Hospital Universitário da Uefs. 

“O que eu ainda não vi nesses 20 anos do curso de medicina da Uefs e quero ver, é o Hospital Universitário. Foram dois projetos apresentados para implementar esse hospital na cidade. Espero que Deus possa me dar a graça de ver a nossa universidade com um Hospital Universitário. Assim estaremos fechando um ciclo da educação com assistência. Docência assistencial”, disse. 

Professor e médico urologista João Batista de Cerqueira | Arquivo pessoal

Segundo o ex-coordenador, quando o projeto de implantação do curso foi apresentado, na década de 1980, houve resistência da administração da universidade. Na época, a reitoria duvidou que Feira de Santana teria porte para manter o bacharelado. Posteriormente, várias entidades se mobilizaram e, na gestão da então reitora Anaci Paim, a instituição acadêmica decidiu implementar o curso. 

“Não foi uma tarefa fácil. Nós falávamos sobre implantar um curso médico no interior da Bahia e isso assustava. No final da década de 80, eu propus ao reitor da época, a implantação do curso de medicina na universidade. Ele não aceitou a ideia sob o argumento de que era algo muito grande para Feira de Santana. Quando houve a mudança de gestão da reitoria, eu voltei a propor a ideia, busquei também apoios da comunidade, tive a adesão do Conselho Regional de Medicina (CRM) e as entidades apoiaram a implantação. A Câmara Municipal da cidade também subscreveu esse apoio. Assim fizemos um manifesto público de entidades para exatamente sensibilizar a universidade, para aceitar implantar o curso”, destaca. 

A Uefs foi criada em 1976, com a publicação do decreto nº 77.496, assinado pelo Vice-Presidente da República Alberto Santos. Após 26 anos, em 2002, foi autorizada a criação do Curso de Graduação em Medicina na instituição, que teve a sua primeira turma no ano seguinte. Segundo a Secretaria Especial de Registro de Diplomas da Uefs, ao longo de duas décadas, 373 médicos foram formados no curso, sendo que 180 deles residiam em Feira de Santana.