Altos Papos

Uefs: estudantes protestam por melhores condições nas clínicas odontológicas

Atualizada em 06/04/22, às 18h02

Estudantes do curso de odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana  (Uefs) realizaram na manhã desta quarta-feira, 06, uma manifestação no prédio da reitoria da instituição. Os estudantes reivindicam investimentos para manutenção da estrutura das clínicas de odontologia da UEFS e reposição de material usado no atendimento dos pacientes. 

Os alunos afirmaram que, entre as dificuldades apresentadas, estão a ausência de funcionários técnicos para atender às necessidades para atendimento ao público, além do desabastecimento de produtos básicos para os serviços oferecidos, como bisturi, toucas (EPI), flúor, câmeras para raio-x e reveladores.

“A maioria dos produtos já possuídos pela clínica venceram, foram descartados e a gente não pode usar. Os materiais que estamos usando, são materiais que já estão acabando, que tem uma quantidade reduzida […] se a gente for esperar mais 1 mês, na minha opinião, a gente para. Acredito que a clínica não terá as condições mínimas de funcionamento”, disse um estudante que preferiu não ser identificado.

A UEFS possui três clínicas odontológicas que oferecem atendimento gratuito à comunidade. A estudante Gabriela Silva disse que a reivindicação dos estudantes visa a garantia do serviço para a população. 

“O que a gente está cobrando não é para a gente, são para os pacientes, porque a gente está lá para oferecer um serviço para a comunidade, […] já que a gente custa tanto para a comunidade, a gente precisa dar uma devolutiva. Lá dentro da UEFS a gente desenvolve trabalhos importantíssimos na área de saúde bucal, mas precisamos ter o mínimo para que as nossas atividades sejam realizadas”, afirmou. 

Em nota, a Uefs informou que representantes da administração central da instituição conversaram com os estudantes de Odontologia sobre as demandas do curso e a universidade já realizou a contratação de seis técnicos em saúde bucal, pelo Programa Primeiro Emprego. Além disso, autorizou para contratação de técnicos de enfermagem pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Os representantes explicaram ainda que os materiais necessários para atendimento nas clínicas odontológicas estão em processo de licitação para serem adiquiridos (confira a nota completa no final da matéria).

Serviços gratuitos

A Universidade Estadual de Feira de Santana mantém três clínicas odontológicas com atendimento gratuito para a população. Duas ficam no território do campus da universidade, anexo ao Modulo VI (seis). E a outra unidade, a Clínica da Mangabeira, fica localizada na Loja Maçônica Harmonia, Luz e Sigilo, na Rua Barra dos Bandeirantes nº 599, Bairro João Paulo.

Confira os serviços oferecidos em cada unidade:

CION (Módulo VI)

• Cirurgia de incluso e impactados

• Extração dentária

• Odontopediatria e Ortodontia preventiva (5 a 10 anos)

• Prótese Fixa

CLÍNICA NOVA (Módulo VI)

• Odontopediatria preventiva (7 a 12 anos)

• Biópsias de lesões de boca

• Dentística (restauração)

• Periodontia (limpeza)

• Prótese removível (total com parcial)

• Endodontia (canal)

• Aplicação de flúor.

CLÍNICA MANGABEIRA

• Cirurgia de incluso e impactados 

• Endodontia (canal)

• Dentística (restauração) 

• Periodontia (limpeza)

• Prótese

NOTA DA UEFS:

Na manhã desta quarta-feira (6), representantes da administração central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) conversaram com estudantes de Odontologia sobre as demandas do curso. Em assembleia realizada no hall da reitoria, os discentes puderam acompanhar as ações que estão sendo desenvolvidas pela Uefs para tentar realizar a compra de materiais odontológicos e contratação de pessoal junto aos entes do governo do estado da Bahia. A iniciativa do encontro foi dos estudantes.

A gestão da Uefs sugeriu a formação de uma comissão estudantil do curso para manter diálogos e fortalecer ainda mais o vínculo com os discentes. O objetivo é criar outros processos de transparência de ações, diversificando as interações já mediadas pela direção do Departamento de Saúde (DSAU) e coordenação do curso de Odontologia.
Como medidas concretas apresentadas pela administração central foram citadas a contratação de seis técnicos em saúde bucal, pelo Programa Primeiro Emprego, que já estão à disposição das clínicas odontológicas, e a obtenção de autorização para contratação de técnico de enfermagem REDA. Os estudantes ainda foram informados da aquisição, ainda esta semana, de insumos para as clínicas odontológicas. Outros processos licitatórios estão em andamento e resultarão na compra de mais insumos para estoque e estabilização do fornecimento.