A Universidade Federal da Bahia (UFBA) anunciou o fechamento dos Restaurantes Universitários (RU) dos campi São Lázaro e Vitória, ambos em Salvador, a partir de sexta-feira, 28.
Segundo a universidade, o fechamento será por causa de possíveis irregularidades encontradas nos locais. O RU de Ondina foi fechado no dia 30 de setembro, após estudantes e funcionários passarem mal.
Os estudantes que dependem das refeições nos locais vão receber auxílio financeiro. A universidade já disponibilizou uma lista de alunos aptos a solicitar o auxílio (clique aqui e acesse). Dúvidas e solicitações sobre inclusão e exclusão da lista, devem ser enviadas para o e-mail: NRU@UFBA.br.
Sobre o RU de São Lázaro, a Ufba disse em nota que a vencedora da licitação feita em 2020, a empresa Samir Cavalcante Aur, não assumiu o contrato. Um processo foi aberto para averiguar possível irregularidade.
Já o RU de Vitória é administrado pela empresa RMP Romero onde, segundo a universidade, registros de ocorrência de fiscalização foram entregues à empresa e compõem processo para apuração de possível irregularidade. A Ufba não detalhou quais problemas foram registrados no local.
A Vigilância Sanitária recolheu amostras e realizou análises no RU de Ondina. Os resultados foram entregues à Ufba na última quinta-feira, 20, onde foi confirmada a presença de microrganismos patogênicos, que podem ter sido causadores dos sintomas.
Segundo a Ufba, dezoito estudantes buscaram ajuda para receber auxílio alimentação pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE). A universidade disse que o laudo da vigilância e outros registros administrativos sobre o caso foram entregues à empresa Acesso Restaurantes LTDA, responsável pelo RU, e fazem parte do processo que apura possível irregularidade no contrato entre as partes. A Ufba não informou se há um prazo para esse procedimento, que pode terminar com a ruptura do contrato.
Por G1
Foto: divulgação