Altos Papos

UFRB inaugura cinco laboratórios no campus de Feira de Santana

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai realizar solenidadede inauguração de cinco Laboratórios de Tecnologias, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), na próxima segunda-feira (2), às 9h, na sede provisória da instituição (Rua Godofredo Rebello de Figueiredo Filho, 697, Bairro Sim, Feira de Santana).

Da solenidade presencial,participarão o reitor, professor Fábio Josué; o vice-reitor, José Mascarenhas Bisneto; o diretor e o vice-diretor do CETENS, respectivamente, professores Jacson Machado Nunes e Odair Vieira dos Santos; os coordenadores de cursos ministrados no campus Feira de Santana; o deputado federal Zé Neto, entre outras autoridades. Serãoinaugurados os Laboratórios de Manufatura Avançada; de Processamento em Alimentos; de Energias; de Instrumentação e Mecatrônica; e de Caracterização de Materiais, equipados com emenda parlamentar do deputado federal, Zé Neto, no valor de R$ 1 milhão de reais.

Dentre os benefícios gerados pelos laboratórios se destacam a ampliação e consolidação das competências em ciência, tecnologia e inovação no Campus; afirmação do Campus como provedor de ciência no Portal do Sertão; a ampliação de projetos no nível de iniciação científica e de extensão; o fortalecimento e surgimento de novos cursos de pós-graduação; o aumento do fomento, da inovação e do empreendedorismo da comunidade acadêmica; a ampliação de parcerias com a iniciativa privada; o estímulo ao desenvolvimento de habilidades de tecnologia, inovação, gestão e empreendedorismo em futuros engenheiros, tecnólogos e licenciados; e a possibilidade de realização de experimentos e aulas práticas, permitindo que os alunos visualizem as hipóteses e assimilem o que ensinado em aula teórica.

Segundo o professor Jacson Nunes, a inauguração dos laboratórios se constitui “momento que deve ser considerado um marco para o CETENS porque sinaliza que estamos caminhando a passos largos com a visão e o sonho de se tornar um Centro Universitário Tecnológico de Excelência para Feira de Santana e todo o Portal do Sertão. Um espaço de desenvolvimento do ensino, extensão, inclusão, pesquisa e inovação a altura da representatividade e liderança de Feira de Santana no campo do desenvolvimento econômico e sustentável”. Jacson destaca que Feira de Santana é a segunda maior cidade do Estado, o 3º maior PIB, polo industrial, de comércio, de serviços, de saúde e de educação que impacta a vida de 5 milhões de pessoas, e que a inauguração dos cincos laboratórios favorece a consolidação da UFRB em Feira de Santana.

“Esse momento de agradecimento pela infraestrutura de equipamentos para inauguração de laboratórios, fruto da prospecção de parlamentar comprometido com a educação pública, de qualidade e inclusiva, referenciada socialmente. Esse investimento representa aproximadamente 10% do investimento necessário para alcançarmos o propósito de sermos referência na área das energias renováveis e da sustentabilidade, no desenvolvimento de processos, produtos e serviços de alta tecnologia, inclusive com a finalidade de acessibilidade e inclusiva sob todos os aspectos, contribuir com a estratégia de desenvolvimento rural de base popular e com desenvolvimento da agricultura familiar, e com isso atender as necessidades latentes da sociedade”, destaca Jacson.

Para Jacson, a aquisição desses equipamentos representa um upgrade na infraestrutura adequada para o desenvolvimento científico e tecnológico no Campus. “É um avanço para a prática dos alunos de Engenharias e de Tecnologia em Alimentos para Educação do Campo. Ter estes laboratórios em funcionamento possibilita a realização de ações de ensino e de pesquisa e atribui pontuação positiva para os cursos do CETENS que passarão pela avaliação iminente de reconhecimento pelo INEP/MEC”, disse.

O diretor do CETENS destaca o empenho da Comissão Permanente de Infraestrutura e Equipamentos de Laboratório, que em parceria com os Colegiados, as Áreas de Conhecimento, as equipes técnica-administrativa e laboratorial, são os responsáveis pela aquisição dos equipamentos de cada laboratório.