Altos Papos

Um mês após a Micareta, artistas locais ainda não receberam cachês para tocar, reclama vereador

Um mês após a realização da Micareta de Feira de Santana, artistas locais contratados pela Prefeitura ainda não receberam os cachês para se apresentarem na festa. A denúncia foi feita na manhã desta terça-feira, 23, pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) ao Portal Altos Papos, na Câmara Municipal.

O parlamentar disse que tomou conhecimento da situação através dos próprios artistas e decidiu trazer o caso à tona, tendo em vista a proximidade dos festejos juninos organizados também pelo município.

“A situação é geral, tanto que esses artistas, que pediram anonimato para não sofrerem retaliação em outros eventos do município, disseram que não receberam nem 50% do valor como vimos aqui, inclusive, colegas mencionarem que artistas de fora tiveram isso. Espero que o governo municipal se movimente e agilize esse pagamento, até porque nós já caminhamos para o São João e aí esses mesmos artistas vão ser chamados a participar de outra festa do município sem ter recebido se quer o da Micareta”, explica o vereador.

“Administrativamente, o que tem impedido o pagamento dessas pessoas? Como é que o prefeito Colbert[Martins Filho] continua dando esse tipo de tratamento a um segmento tão importante da realidade feirense, que sobrevive de arte e cultura?“, questionou.

Procurado pela nossa reportagem, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, esclareceu que o pagamento está dentro do prazo estabelecido em contrato e negou que algum artista tenha recebido cachê de forma antecipada. “Estamos cumprindo o que está em contrato assinado, que é pagar o cachê 60 dias após o evento. Não tivemos, na Micareta 2023, nenhum artista, seja ele nacional ou internacional, que recebeu 50% do cachê antecipado. O que vamos fazer, e que já era um objetivo nosso, é antecipar esse prazo dos 60 dias”, afirmou o secretário.

Foto: Emanuel Peixoto/Altos Papos