Altos Papos

Vacinação: Bahia aplicou 49,7% das doses de reforço distribuídas, diz Sesab

Com a vacinação a passos lentos em todo o Brasil, a Bahia distribuiu apenas 331.420 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para aplicação da segunda dose nos municípios. Desse total, 164.554 mil, ou o equivalente a 49,7%, já foram aplicadas em idosos, profissionais de saúde, indígenas e pessoas com deficiência.

Números do sistema de acompanhamento da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) mostram que os profissionais da área foram a categoria mais contemplada até a manhã desta segunda-feira (8): 120.162 mil trabalhadores da saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Idosos com idade acima de 80 anos formam o segundo grupo, com o total de 28.293 mil doses recebidas.

Todas essas pessoas que já completaram o esquema de vacinação contra a Covid-19 receberam a Coronavac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac e desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan. Ela tem sido aplicada com intervalo de cerca de um mês entre as duas doses, enquanto a outra opção disponível no país, a vacina de Oxford, desenvolvida pela Fiocruz, só terá as doses de reforços aplicadas após três meses da primeira.

PRIMEIRA DOSE

Quanto à primeira aplicação, o sistema de monitoramento da Sesab aponta o recebimento de 662.360 mil doses, 82,1% delas já aplicadas. Em Salvador, que concentra o maior número de doses, a vacinação abrange atualmente idosos a partir dos 78 anos, além dos profissionais de saúde