A Câmara de Vereadores do Rio aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira, 29, o projeto de lei 1.993/23, de autoria da vereadora Rosa Fernandes, que renomeia o Museu do Amanhã, na Praça Mauá, como Museu do Amanhã Jornalista Glória Maria. A matéria foi aprovada em 2ª discussão e seguirá para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.
De acordo com a autora do projeto, a nomeação do “Museu do Amanhã Jornalista Glória Maria”, é o reconhecimento da profissional como uma mulher à frente do seu tempo.
“Uma desbravadora de notícias e culturas, que imprimia sua personalidade corajosa em tudo que fazia. Marcou a história da TV com uma intimidade de quem conversava com as câmeras, trazendo o público para dentro de suas matérias. O Brasileiro viajou com suas histórias, conheceu o mundo através de suas reportagens e aplaudia a forma simples de fazer o diferente”, descreve a vereadora no documento.
A jornalista Glória Maria, ícone da TV brasileira, morreu no Rio de Janeiro no dia 2 de fevereiro deste ano vítima de um câncer. A doença foi diagnosticada em 2019. Na época, a apresentadora da TV Globo fez tratamento com imunoterapia, considerado bem-sucedido pelos médicos. Tempos depois, ocorreu metástase no cérebro, e a jornalista teve de passar por cirurgia, que também teve êxito. Mas em meados de 2022, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais, mas o tratamento não surtiu efeito.
Primeira jornalista a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional, Glória Maria foi pioneira inúmeras vezes. Esse pioneirismo é reconhecido como inspiração para mais de uma geração de mulheres negras.
Por O Globo
Foto: Léo Martins