Três dias depois de anunciar no Altos Papos sua candidatura à presidência da Câmara de Feira de Santana para o biênio 2025/2026, o vereador José Carneiro (União Brasil) desistiu de concorrer na disputa, que vai acontecer no dia 1º de janeiro. O anúncio foi feito durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 28.
Tido como favorito nos bastidores até a reunião entre o prefeito eleito José Ronaldo (UB) e vereadores da base governista para discutir a sucessão da Câmara vir à tona, Zé Carneiro, que já presidiu a Casa da Cidadania entre 2017 e 2020, revelou ter sido preterido pela maioria dos colegas que já haviam declarado apoio a ele e, diante disto, não iria para guerra com “badogue” contra “escopeta”.
“Oito, dez dias atrás, eu tinha de 8 a 9 vereadores, alguns fechados e outros apalavrados. Nesse intervalo de tempo, alguns colegas agregaram mais do que eu e, consequentemente, fiquei apenas com três: Pedro Américo, Jorge Oliveira e Edvaldo Lima, a quem agradeço de público a lealdade. E diante dos três, chamei na terça-feira e disse: ‘Amigos, não vamos pra guerra com badogue porque os nossos adversários tem escopeta’. Joguei a toalha, ou seja, desisti da minha candidatura a presidente”, afirmou.
Com a desistência de Zé Carneiro, restam, oficialmente, duas candidaturas: Marcos Lima (UB) e Pastor Valdemir (PP). A bancada de oposição não lançou nenhum nome até o momento.
Por Taiuri Reis/Altos Papos
Foto: Reprodução/TV Câmara