Altos Papos

HEC nega surto de H3N2 na unidade; 44 funcionários testaram positivo para a doença

DIante da confirmação de casos de H3N2 entre profissionais de saúde e pacientes do Hospital Estadual da Criança (HEC), a unidade informou nesta quinta-feira, 6, que não há surto da doença no hospital e que a situação está constrolada. Entre dezembro de 2021 até agora, 44 dos cerca de 1.500 colaboradores da unidade testaram positivo para a H3N2. O que equivale a 3% do quadro de funcionários.

Até esta quinta-feira, três profissionais do HEC estão com o vírus ativo e por isso permanecem afastados. Os demais que testaram positivo para a doença já retornaram às atividades habituais. Além disso, 18 pacientes testaram positivo para a H3N2, no mesmo período, mas no momento apenas sete encontram-se ativos e internados.

O HEC informou também que segue um protocolo sanitário na unidade para evitar o espalhamento da doença. “No primeiro momento de apresentação de sintoma gripal, o colaborador é afastado e a escala é coberta por outro profissional do setor, o que não ocasiona prejuízo para o atendimento assistencial. […] A unidade está coletando teste para diagnóstico COVID-19, H3N2 e Influenza de todos os colaboradores e pacientes com qualquer sintoma gripal, e todos os colaboradores seguem fazendo uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e seguindo os protocolos de combate às síndromes gripais.”, informou em nota.