Altos Papos

Com presença de Lula em Salvador, PT oficializa chapa liderada por Jerônimo Rodrigues e firma aliança com mais sete partidos

Principal liderança nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-presidente Lula desembarcou em Salvador nesta quinta-feira (31), para participar do evento considerado como lançamento oficial do nome do pré-candidato Jerônimo Rodrigues na disputa ao governo do estado. O encontro acontece no Wet’n Wild, na avenida Paralela, e terá capacidade para receber até três mil pessoas.

O evento serve também para reafirmar a aposta do PT na Bahia em outros dois nomes que integram a chapa para as eleições de outubro: Geraldo Júnior (MDB) como pré-candidato a vice-governador e Otto Alencar (PSD) como pré-candidato à reeleição para o Senado.

O atual cenário coloca o PT como protagonista na Bahia em uma chapa com mais sete siglas aliadas: PSD, MBD, PSB, PCdoB, PV, Avante e Patriota.

Evento
O evento estava marcado para começar às 14 horas. Até 15h25 o ex-presidente ainda não havia chegado no local. Por volta das 14h30, parte do público protestou para ter acesso.

As reclamações tiveram início após o locutor utilizar o serviço de som para explicar que a área das cadeiras estava com lotação máxima. Pessoas do lado de fora protestaram e o acesso foi liberado para um setor sem cadeiras.

Houve registro de aglomerações e a maioria das pessoas usa máscara

O governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner acompanham o ex-presidente em sua agenda na capital baiana.

Alianças políticas
A presença de Lula em Salvador acontece um dia após o surpreendente desfecho de aliança entre MDB e PT, após 16 anos. O MDB indicou o candidato a vice, em um encontro que contou com a presença do ex-ministro Geddel Vieira Lima, condenado pelo STF por lavagem de dinheiro.

Após 16 anos de gestão petista, Jerônimo Rodrigues será o nome do partido para tentar o quinto mandato consecutivo na Bahia. Nascido em Aiquara, no sudoeste da Bahia, ele tem 56 anos, é engenheiro agrônomo e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Entre 2015 e 2019, foi secretário estadual do Desenvolvimento Rural, e de 2019 a março de 2022, ocupou a Secretaria de Educação do estado, de onde sai para concorrer ao Governo do Estado.

Por G1